PSDB encolhe e fica com menos de 30 prefeitos em SP

O PSDB, que já foi uma força significativa no Estado de São Paulo, enfrentou derrotas expressivas nas eleições do domingo 6. Na capital paulista, José Luiz Datena, candidato do partido, ficou em quinto lugar com apenas 1,84% dos votos válidos.

O desempenho na Câmara Municipal também foi decepcionante, sem eleger nenhum vereador. Mario Covas Neto, o candidato mais votado, obteve somente 5.825 votos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na Grande São Paulo, a situação foi semelhante. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB conseguiu eleger apenas um prefeito, em Santo André, enquanto em 2016 e 2020 havia conquistado a maioria das prefeituras.

Com isso, a sigla acumula apenas 23 prefeitos em todo o Estado de São Paulo, estando em 8º lugar em relação a outros partidos.

O PL, associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ultrapassou o PSDB ao vencer em oito cidades na região. A mudança no controle do governo estadual depois de 28 anos também influenciou negativamente os resultados.

Declínio do PSDB também ocorre em escala nacional

José Luiz Datena, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, durante debate no SBT — Osasco (SP), 20/9/2024 | Foto: Reprodução/YouTube/@SBTNewsJosé Luiz Datena, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, durante debate no SBT — Osasco (SP), 20/9/2024 | Foto: Reprodução/YouTube/@SBTNews
José Luiz Datena, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, durante debate no SBT — Osasco (SP), 20/9/2024 | Foto: Reprodução/YouTube/@SBTNews

Além do desempenho insatisfatório no Estado de São Paulo, pela primeira vez desde sua fundação, o PSDB não elegeu prefeitos em capitais. Em 2020, o partido havia conquistado quatro, incluindo São Paulo, e em 2016, sete.

Com apenas 276 prefeitos eleitos no primeiro turno, a sigla caiu de quarto para oitavo lugar no ranking de cidades conquistadas. Comparando com as eleições de 2020, o PSDB viu uma redução de 247 cidades, o que representa uma queda de 47,2% em seu domínio.

Em 2016, o partido havia conquistado 799 prefeituras, mas oito anos depois, registrou uma redução de 65,7% em suas vitórias. O declínio é ainda mais acentuado quando comparado a 2004, quando 870 candidatos foram eleitos no primeiro turno.

Em 20 anos, o partido perdeu 601 prefeituras, significando uma queda de quase 70%. A legenda, que já teve nomes de destaque como Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, não conseguiu eleger nenhum vereador em São Paulo, apesar de 49 candidaturas para a Câmara Municipal.

Segundo turno

A quantidade de tucanos eleitos no primeiro turno ainda pode sofrer alterações, mas de forma mínima. O partido não conseguiu eleger candidatos em capitais e não disputará o segundo turno em nenhuma delas.

As cidades onde o PSDB ainda tem candidatos na próxima fase são Ponta Grossa (PR), Paulista (PE), Caxias do Sul (RS), Santa Maria (RS) e Piracicaba (SP).

Leia também: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino na Edição 210 da Revista Oeste





NOTÍCIA