O Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu apenas um vereador no Estado de Roraima, nas eleições municipais de 2024. O pleito ocorreu no último domingo, 6, em todo o país. O partido não teve candidatos a prefeito no Estado.
O PT conseguiu eleger o candidato Esdras do Coração Macuxi, no município de Uiramutã, no extremo norte do Estado. O vereador recebeu 351 votos, cerca de 4,9%. A cidade possui pouco mais de 8 mil eleitores. Ao todo, o partido lançou 16 candidatos a vereador em Roraima.
Uiramutã é a décima maior cidade de Roraima em população. O Estado tem 15 municípios. A capital, Boa Vista, é a maior em habitantes e tem cerca de 470 mil moradores.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O partido teve uma candidata a vice-prefeita em Uiramutã, Secilita Ingaricó. Ela participou da chapa encabeçada por Professor Abraão (PDT), que perdeu a disputa para Tuxaua Benísio (Rede).
O PT já chegou a eleger 12 vereadores nos municípios de Roraima, em 2012. Porém, os números caíram nas últimas eleições. A unidade da Federação ficou conhecida por ter o maior porcentual de votos favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2022. Na época, Roraima registrou 76% de votos válidos para o liberal no segundo turno.
Neste ano, os eleitores do Estado elegeram sete prefeitos pelo PP, seis pelo Republicanos, um pelo MDB e um outro pela Rede Sustentabilidade.
PT termina primeiro turno sem prefeitura nas capitais
O PT teve um desempenho ruim no primeiro turno das eleições municipais de 2024. A sigla não elegeu prefeitos em nenhuma capital e, atualmente, tem chances de vitória em só quatro delas no segundo turno. O resultado mostra o enfraquecimento da legenda, que historicamente teve forte presença em várias das cidades brasileiras.
Nas capitais em disputa, o PT se viu ofuscado por candidatos de outros partidos, muitos deles alinhados à direita. Em Belo Horizonte, por exemplo, capital do Estado que deu vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, viu Bruno Engler (PL), apoiado por Jair Bolsonaro, liderar a disputa. Ele irá para o segundo turno contra Fuad Noman (PSD), prefeito candidato à reeleição que terá apoio do PT.
Leia também: “Domicílio eleitoral de Lula, São Bernardo do Campo (SP) rejeita PT”
A derrota do PT se estende às capitais de outros Estados que deram vitória a Lula em 2022. Em Maceió, por exemplo, JHC, apoiado por Bolsonaro, levou no primeiro turno.