Conhecendo bem os bastidores do Partido dos Trabalhadores (PT), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), requisitou que a legenda formalizasse suas indicações para os cargos de seu próximo governo. Em resposta, a executiva municipal do PT apresentou, na tarde desta quinta-feira (12/12), uma lista oficial com quatro nomes para integrar a gestão municipal. As informações são de Marco Antônio Stivanelli/Tempo Real.
Apesar das diferenças históricas entre as legendas, o documento do PT reforça a relevância da parceria estratégica para a manutenção da democracia e o fortalecimento das políticas públicas no Rio, destacando também o alinhamento com o governo federal.
“Ainda que tenhamos divergências na gestão da política pública, entendemos que esta parceria consolidou a possibilidade de uma vitória da política traçada, da importante manutenção da democracia e da parceria com o governo do presidente Lula e sua reeleição. A renovação dessa parceria política é estratégica para o Rio de Janeiro”, afirma o texto oficial do partido.
Indicações do PT para o governo Paes
1. Tainá de Paula
- Cargo pretendido: Secretaria de Meio Ambiente e Clima
- Destaque: Mulher mais votada nas últimas eleições municipais, é vista como uma “cota pessoal do prefeito”. Sua nomeação possibilitará o retorno de Luciana Novaes, primeira suplente, à Câmara Municipal.
2. Diego Zeidan
- Cargo pretendido: Secretaria de Habitação
- Destaque: Filho do deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, Diego já possui experiência no primeiro escalão e representa um nome influente na articulação interna do PT.
3. Adilson Pires
- Cargo pretendido: Secretaria de Cidadania
- Destaque: Atual secretário de Assistência Social, Adilson é proposto para migrar para uma nova pasta, reforçando a atuação social do governo municipal.
4. Ricardo Pinheiro
- Cargo pretendido: Fundação Parques e Jardins
- Destaque: Apesar de ser considerado um cargo de segundo escalão, o partido reconhece o peso estratégico da função para a gestão urbana e ambiental da cidade.
Continuidade da parceria entre PT e Paes
A oficialização das indicações reflete a disposição do PT em consolidar sua parceria com Eduardo Paes, mesmo reconhecendo as divergências ideológicas e de gestão. A aliança é vista como crucial para manter o alinhamento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fortalecer o papel estratégico do Rio de Janeiro no cenário político e econômico nacional.
Com a apresentação da lista, caberá agora ao prefeito Eduardo Paes avaliar as indicações e anunciar a composição final de seu novo governo. A expectativa é que a articulação política entre o PT e o PSD continue sendo fundamental para os próximos anos da administração municipal.