Que haja luz! Acordo com a Light promete acabar com apagões no trem do Cristo Redentor

A administração do Trem do Corcovado — que leva os turistas da estação do Cosme Velho até o Cristo Redentor — e a Light, firmaram um acordo para modernizar os equipamentos e melhorar o fornecimento de energia nas duas subestações da região. A reunião de “conciliação” veio após os frequentes cortes de energia no bairro, o que faz com que o transporte pare de circular.

Segundo a empresa que administra o trem turístico, que recebe de 5 a 10 mil passageiros por dia, as quedas frequentes de energia causam um grande impacto financeiro e, além disso, geram um significativo prejuízo à imagem, visto que os turistas acabam atribuindo a responsabilidade dos problemas à operadora do transporte. E o impasse quase foi parar nas barras dos tribunais.

Resolução pacífica

Devido aos inúmeros episódios apagões, a empresa abriu um processo contra a concessionária de energia, em razão das recorrentes falhas no fornecimento. A ação pedia R$ 110 mil em danos materiais e morais, e foi motivada principalmente por um episódio ocorrido em 24 de janeiro, quando a Subestação das Paineiras interrompeu o fornecimento de energia por três horas, deixando turistas presos no alto do Corcovado e forçando a devolução de ingressos para aqueles que não puderam embarcar.

Procurada pelo TEMPO REAL, a Light informou que não chegou a ser citada da referida ação. Já Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, por sua vez, disse que, há 15 dias, a empresa e a concessionária tiveram uma reunião, para acertar um plano de modernização dos equipamentos, e melhorar o que chama de “precário fornecimento de energia” nas duas subestações que abrangem a área do Trem do Corcovado.

“Fizemos este acerto e estamos muito motivados com esta solução e acordo mútuo. Prevaleceu o bom senso e o acordo foi selado”, disse o presidente do Trem do Corcovado.



NOTÍCIA