Monica Benicio (número 50123) é uma vereadora com muitas realizações na Câmara do Rio. Viúva de Marielle Franco, Monica é cria da Maré. Recentemente, lançou um livro sobre sua história de amor com Marielle, assassinada em 2018, junto com o motorista Anderson Gomes.
Entre as iniciativas de Monica Benicio em prol das mulheres e da população LGBT+ estão a inclusão no calendário oficial da cidade o 29 de agosto como o “Dia da Visibilidade Lésbica”, uma luta que começou com Marielle Franco, em 2017.
Monica também instituiu o Programa de Apoio e Abrigamento de Pessoas LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais) em situação de violência e/ou vulnerabilidade social.
A vereadora fez, ainda, o projeto que virou lei e criou o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, voltado à prevenção e ao combate ao feminicídio, extremo da violência contra as mulheres e meninas, nos termos da legislação nacional vigente e das normas internacionais de direitos humanos sobre a matéria.
Além disso, incluiu no calendário oficial da cidade o “Dia Municipal de Luta pelo Fim do Feminicídio“, a ser realizado, anualmente, no dia 25 de março. Entre muitas outras ações.
É sabido que o Rio de Janeiro enfrenta graves problemas em relação aos direitos das mulheres e da população LGBT+. Monica Benicio é o nome forte para seguir nessa luta, que não é só dela, mas que a vereadora vem representando muito bem em sua atuação na Câmara do Rio.