Quem é Mello Araújo, vice-prefeito eleito em São Paulo

Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, de 53 anos, foi um dos vencedores das eleições municipais de 2024. Neste domingo, 27, o estreante em disputa eleitoral foi eleito vice-prefeito de São Paulo, com Coronel Mello Araújo como nome de urna.

Membro do Partido Liberal (PL), Mello Araújo integrou a aliança que teve o prefeito e candidato à reeleição na capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), como cabeça de chapa. No segundo turno, a dupla superou Guilherme Boulos (Psol) e Marta Suplicy (PT).

Vitorioso logo ao debutar como candidato, Mello Araújo é próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante parte do governo do hoje presidente de honra do PL, ele comandou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior entreposto do país.

A gestão do hoje vice-prefeito eleito à frente da Ceagesp foi marcada por resultados positivos. Em 2021, por exemplo, a companhia registrou lucro de R$ 28 milhões. Foi a primeira vez que as finanças do entreposto ficaram no azul em cinco anos.

O período dele como presidente da Ceagesp também contou com ações para evitar a prática de crimes no local. Nesse sentido, a equipe sob comando de Mello Araújo deu fim ao esquema de coação, que, de forma irregular, cobrava “taxas” de trabalhadores que precisavam permanecer no ambiente ou “estacionar” carrinhos de compras.

Com o trabalho à frente da Ceagesp, Mello Araújo ganhou ainda mais prestígio com Bolsonaro. Dessa forma, em fevereiro, Bolsonaro anunciou, durante entrevista exclusiva ao programa Oeste Sem Filtro, que indicaria o aliado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Nunes — o que se confirmou meses depois.

YouTube videoYouTube video

Mello Araújo trilhou carreira na Polícia Militar

O trabalho na Ceagesp não foi o primeiro desafio de Mello Araújo como líder. Profissional de carreira da Polícia Militar (PM) de São Paulo, ele chegou ao posto de coronel — função de comando que fez questão de inserir como parte do chamado “nome de urna” na disputa eleitoral deste ano.

O hoje vice-prefeito eleito teve a missão de ser comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a tropa de elite da PM paulista. Ficou no comando da Rota de maio e 2017 a fevereiro de 2019. Deixou a função e entrou para a reserva da polícia.

Mello Araújo também tem história para contar no meio acadêmico. Conforme destaca em seus perfis nas redes sociais, é bacharel em Direito e em educação física. Além disso, conta com especialização em fisiologia do exercício pela Universidade de São Paulo. É, por fim, mestre em ciências policiais e segurança pública.

Em junho, ele valorizou a carreira que trilhou na PM e na presidência da Ceagesp. Na ocasião, ressaltou, durante entrevista ao Oeste Sem Filtro, que esses trabalhos serviram para prepará-lo para outras funções.

“Essa bagagem como policial prepara a gente para as mais difíceis das missões”, disse. “E a Ceagesp foi a coroação. Pegamos uma empresa falida, que não tinha dinheiro para pagar salário de funcionário, e demos um jeito.”

YouTube videoYouTube video

A partir de 1º de janeiro de 2025, o coronel Mello Araújo espera levar a bagagem profissional que acumulou nos últimos para ações em prol da cidade de São Paulo.



NOTÍCIA