Ramagem Promete Dobrar Efetivo de Guardas Municipais no Rio e Reforçar Segurança em Escolas

Foto: Fabio Gonçalves

Em caminhada por Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira (29/08), o candidato à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem (PL), anunciou planos de dobrar o número de guardas municipais nas ruas da cidade, em resposta ao aumento da violência no bairro e em outras áreas da capital. Copacabana, que abriga cerca de 120 mil habitantes, viu uma escalada significativa de crimes no último ano, com furtos a transeuntes e roubos de celulares entre os delitos que mais cresceram, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP).

Atualmente, apenas 34 guardas municipais, com o apoio de seis veículos, são responsáveis pela segurança das 1.556 escolas municipais do Rio, o que equivale a um agente para cada 50 unidades de ensino. Ramagem criticou essa situação e prometeu reestruturar a Guarda Municipal para atuar de forma mais eficiente e integrada com outras forças de segurança. Ele destacou a necessidade de transformar o Rio em uma “cidade inteligente”, com o uso ampliado de câmeras de segurança nas escolas, unidades de saúde e sistemas de transporte público.

Precisamos de um município com conceito de cidade inteligente. Hoje, há apenas 900 câmeras para o total de escolas existentes. Cada escola deve ter no mínimo duas câmeras integradas às forças de segurança para proteger nossas crianças,” afirmou Ramagem.

Atualmente, dos 7 mil guardas municipais contratados, apenas 1.400 estão em serviço nas ruas, com o restante em funções administrativas ou fora de serviço devido a escalas e folgas. Ramagem se comprometeu a revitalizar a instituição, dobrando o efetivo nas ruas e resgatando a credibilidade da Guarda Municipal, para que ela deixe de ser vista apenas como repressora de ambulantes e focada em multas.

A Guarda Municipal não está em número suficiente para atender o cidadão carioca, o turista, o empreendedor, as escolas. Temos que revitalizar a instituição para que deixe de ser vilã dos ambulantes e só multar a população. No meu governo, a Guarda atuará de forma inteligente e integrada,” afirmou o candidato.

Violência em Copacabana e Propostas de Segurança

Os dados do ISP revelam que entre 2022 e 2023, os furtos a transeuntes em Copacabana aumentaram 56,3%, os roubos de celulares cresceram 47%, os furtos de celulares subiram 34,9%, e os furtos em coletivos aumentaram 23%. Além disso, a proliferação de cracolândias em várias ruas do bairro preocupa moradores e comerciantes.

Ramagem criticou a atual administração municipal pela falta de ação em um dos principais pontos turísticos da cidade, que recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano. “O Rio está à beira do caos na segurança pública. Estamos próximos de um ponto de não retorno. Como o prefeito deixa isso acontecer em um dos principais pontos turísticos da cidade? A prefeitura tem que assumir seu papel. Segurança vai ser com o prefeito sim,” afirmou Ramagem.

Entre as suas propostas, Ramagem pretende restaurar a ordem pública nas áreas mais degradadas e solucionar o problema dos moradores em situação de rua. Para o setor de turismo, ele propõe desenvolver um turismo seguro e diversificado, transformando-o em um motor econômico para a cidade, com cinturões turísticos que garantam uma experiência positiva para os visitantes.

O turismo é reflexo de uma cidade segura. Naturalmente, já somos vocacionados para ele. Temos cultura, esporte, lazer e belezas naturais. Uma vez que fortalecemos a segurança, consequentemente atrairemos mais turistas para a cidade,” concluiu Ramagem.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ramagem Promete Dobrar Efetivo de Guardas Municipais no Rio e Reforçar Segurança em Escolas

NOTÍCIA