Rio instala 480 câmeras para monitorar espécies em extinção

O governo do Rio entregou 480 câmeras para monitorar a fauna silvestre em unidades de conservação estaduais e municipais. O objetivo é proteger e fiscalizar espécies de animais ameaçados de extinção. Além disso, a iniciativa também visa atualizar a Lista da Fauna Ameaçada do Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte do projeto Fauna Ameaçada, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Segundo o Governador Claudio Castro destacou que a entrega das câmeras é essencial para a implementação de políticas mais eficazes na proteção das espécies.

“Com as câmeras e equipamentos de manejo, teremos dados mais precisos e atualizados, fundamentais para orientar políticas públicas eficazes e garantir a proteção das espécies ameaçadas. As medidas integram o Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade do Rio, que prevê ações para os próximos cinco anos”, declarou Castro.

Nesta segunda-feira (19), vinte armadilhas fotográficas foram instaladas no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, na Região Metropolitana.

O monitoramento vai ser feito em unidades de conservação estaduais e municipais.



NOTÍCIA