Sebastião Melo (MDB) lidera com 56,8%

Levantamento do Paraná Pesquisas indica a liderança isolada de Sebastião Melo na disputa em segundo turno pela Prefeitura de Porto Alegre. No material divulgado na manhã desta terça-feira, 15, o emedebista registra 56,8% das intenções de voto.

Prefeito e candidato à reeleição, Melo disputa a rodada final da eleição na capital gaúcha contra a deputada federal Maria do Rosário (PT). A petista, de acordo com o instituto, contabiliza o apoio de 33,6% dos entrevistados.

Na pesquisa, o bloco de nenhum/banco/nulo representou 5,9% do total do público consultado. Enquanto isso, 3,6% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Melo chega ao segundo turno depois de quase ser reeleito no dia 6 de outubro. No primeiro turno, o prefeito recebeu mais de 345 mil votos, o equivalente a 49,72%.

Maria do Rosário, por sua, vez foi a escolha de 183 mil eleitores, o que representou 26,28% dos votos válidos. Situação que a fez ficar com a outra vaga na parte final da disputa pelo comando do Poder Executivo da capital do Rio Grande do Sul.

Em 2024, outros seis políticos se candidataram a prefeito de Porto Alegre: Juliana Brizola (PDT), Felipe Camozzato (Novo), Luciano do MLB (UP), Fabiana Sanguiné (PSTU), Carlos Alan (PRTB) e Cesar Pontes (PCO). Ele tiveram 19,69%, 3,83%, 0,21%, 0,17% 0,07% e 0,03%, respectivamente.

resultado do primeiro turno em porto alegreresultado do primeiro turno em porto alegre
Resultado do primeiro turno em Porto Alegre | Foto: Reprodução/Revista Oeste

Dados da pesquisa em Porto Alegre

A fim de mapear as intenções de voto na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 740 eleitores em potencial na cidade. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 11 a 14 de outubro.

Leia mais:

De acordo com o instituto, a margem de erro do levamento é de 3,7 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, a empresa alega que o grau de confiança do material é de 95%.

O Paraná Pesquisa ainda informa que o levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código RS-03163/2024 serve como protocolo de acompanhamento.

Leia também: “A eleição futura”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 238 da Revista Oeste



NOTÍCIA