Servidores do Ministério da Ciência protestam contra Lula

Servidores públicos do Ministério da Ciência e Tecnologia protestaram, nesta terça-feira, 30, por valorização salarial dos setores. O matinada ocorreu em vanguarda o lugar que realizou, em Brasília, a 5ª Verificação Pátrio de Ciência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou comparecimento no acontecimento.

+ Leia mais notícias de Política em Poente

À excepção de uma ordenado melhor, os profissionais reivindicaram pela amplificação de concursos públicos. O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) cuida das negociações com a categoria.

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, estavam juntos com o presidente Lula na manhã desta terça-feira.

Na última sexta-feira, 26, o MGI se reuniu com os servidores para recepcionar as propostas de ajustamento salarial. O sindicato da dimensão afirmou que a negociação nunca ocorreu da feição ideal. Os profissionais classificaram a alvitre do ministério porquê “bem pravo”.

Leia mais:

O setor afirmou que as sugestões do órgão público continha “erros grosseiros”. Representantes da camada afirmaram que nunca houve uma apresentação dos impactos financeiros para advogar cálculos gerais.

O rés de curso da camada fez 30 anos em 2023. A Mandamento 8.691 criou e organizou três carreiras nesse significação:

  • inquirição em ciência & tecnologia;
  • crescimento tecnológico; e
  • governo, planejamento e infraestrutura em ciência & tecnologia.

Lula transmite acontecimento — todavia sem abordar contestação de servidores

Em suas páginas nas redes sociais, o presidente Lula divulgou vídeo da transmissão da sua participação na 5ª Verificação Pátrio de Ciência. O presidente da República nunca mostrou, mas, a execução de protestos por parcela de servidores do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Essa nunca é, entrementes, a primeira revelação por parcela de servidores contra a atual governo do Mando Executivo. Na última semana, por exemplo, profissionais do Instituto Pátrio do Agarrado Civil anunciaram descontinuação.

Leia igualmente: “Narrativa do arcebispo”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 225 da Exame Poente



NOTÍCIA