O vereador Thomaz Henrique (PL), de São José dos Campos, no interior de São Paulo, anunciou em seu perfil no TikTok nesta segunda-feira, 14, que vai solicitar ao prefeito Anderson Farias (PSD) o cancelamento do show da banda Ira!
A apresentação está prevista para ocorrer no próximo dia 26, na Arena Farma Conde. O show integra a lista de atrações do evento ‘Zé Rock Fest’, que inclui, do mesmo modo, a exibição da banda Biquini (ex-Biquini Cavadão).
Show seria em arena com financiamento público
Em sua mensagem nas redes sociais, o parlamentar afirma principalmente que, embora o evento seja organizado pela iniciativa privada, o local da apresentação foi construído com financiamento público. Ele argumenta, ainda, ter recebido o pedido de vários eleitores no sentido de vetar sobretudo a presença da banda Ira!.
A tentativa de barrar a apresentação seria um boicote ao grupo, cujo vocalista, Nasi, protagonizou uma polêmica em recente show em Contagem, no interior de Minas Gerais. Na ocasião, Nasi se manifestou contra o projeto de lei pela anistia aos réus condenados nos protestos de 8 de janeiro de 2023.
No show, Nasi concordou com um pequeno grupo que teria gritado “sem anistia!”. Diante da situação, o vocalista, que é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aproveitou o momento e criticou apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A fala de Nasi irritou parte do público, que acabou sendo hostilizado pelo líder da banda. Em entrevista à imprensa, o cantor admitiu que apoiou o coro de ‘sem anistia’. O vocalista também afirmou que simpatizantes da direita deveriam se afastar da trajetória do Ira!, pois vão aos shows sem compreender o posicionamento da banda.
Depois do episódio, organizadores já cancelaram cinco shows da banda que deveriam ocorrer no Rio Grande do Sul. A desistência resulta do boicote do público, a exemplo do que já ocorreu com outros músicos, como Nando Reis e Lulu Santos.
Em 2024, por falta de público, a veterana cantora Simone teve seu show cancelado em São José dos Campos. Ela apoiava o presidente Lula em 2022. Naquela eleição, 57,6% do eleitorado da cidade votou em Bolsonaro. O petista registrou 42,3% da preferência, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste