Teresópolis a caminho de se tornar a capital do vinho do Rio de Janeiro

Imagem criada por Inteligência Artificial

A cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, poderá ser reconhecida oficialmente como a capital do vinho fluminense. Isso se deve ao Projeto de Lei (PL) 4386/2024, de autoria do deputado Jair Bittencourt (PL), que tramita na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Valorização do setor vitivinícola:

O deputado Jair Bittencourt justifica a iniciativa como um passo estratégico para valorizar o setor vitivinícola do estado. “Conferir a Teresópolis o título de capital do vinho do Rio de Janeiro valoriza o impacto econômico, turístico e científico trazido pela expansão deste segmento na cidade”, afirmou.

Produção local em ascensão:

Bittencourt destacou o crescimento da produção de vinhos em Teresópolis, que começou em 2019 com a Fattoria Vinhas Altas e se fortaleceu com a chegada da Vinícola Maturano. “Este ano, a Vinícola Maturano produziu 40 mil garrafas e projeta dobrar essa quantidade em 2025. Com uma meta de produção de 320 mil garrafas anuais, a Maturano trará para Teresópolis tanto escala, quanto qualidade”, disse o deputado.

Enoturismo e reconhecimento:

O título de capital do vinho poderá impulsionar o enoturismo em Teresópolis, atraindo visitantes e promovendo a cidade como um destino turístico de destaque. Além disso, o reconhecimento poderá fortalecer o mercado de vinhos no estado do Rio de Janeiro.

Tramitação do projeto:

O PL 4386/2024 está sendo analisado pelas comissões da Alerj e, em seguida, será votado em plenário. Caso seja aprovado, Teresópolis será oficialmente declarada a capital do vinho do Rio de Janeiro.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teresópolis a caminho de se tornar a capital do vinho do Rio de Janeiro

NOTÍCIA