TRE cassa prefeito por uso indevido de redes sociais na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo cassou na terça-feira 8, o mandato do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos). A vice-prefeita, Claudia Marques (PSB), também foi atingida pela decisão. O placar foi de 5 votos a 2. A Corte considerou que houve uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de 2024.

Além da cassação, os desembargadores decretaram a inelegibilidade de Piteri e do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) por oito anos. A punição vale a partir de 2024. A denúncia foi feita pela coligação “Aqui Tem Barueri”, composta de dez partidos, entre eles União Brasil, PL, PP e PSD. Os autores do processo acusaram os envolvidos de abuso de poder econômico e propaganda irregular.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O centro da denúncia está em vídeos impulsionados no Instagram de Furlan. As publicações enalteciam aliados políticos e atacavam diretamente Gil Arantes (União Brasil), adversário de Piteri na disputa. Embora os valores gastos não tenham sido altos, os juízes entenderam que a prática rompeu a isonomia entre os candidatos.

YouTube videoYouTube video

O relator do caso, juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, destacou que os perfis de Piteri e Claudia Marques foram marcados nas postagens patrocinadas. Segundo ele, isso comprova que os beneficiários tinham pleno conhecimento da ação. Para o magistrado, houve participação direta na estratégia de comunicação.

A Prefeitura de Barueri informou que vai recorrer

A legislação eleitoral permite impulsionamento apenas por candidatos, partidos ou coligações. Quando feito por terceiros, mesmo aliados, configura irregularidade. No caso julgado, Furlan ainda exercia o cargo de prefeito no momento das publicações, o que agravou a infração, segundo os desembargadores.

A Prefeitura de Barueri informou que vai recorrer. Em nota, declarou que a decisão não implica afastamento imediato do cargo e reforçou a confiança na reversão da sentença. A administração acredita que o julgamento final preservará a vontade popular expressa nas urnas.

Beto Piteri venceu a eleição, com 97,7 mil votos — 48,39% do total. Gil Arantes ficou em segundo lugar, com 80,4 mil votos (39,83%).





NOTÍCIA