Vereador chama colega de bancada de ‘piá pançudo’ e clima esquenta durante sessão ordinária em cidade catarinense

O que era para ser uma sessão tranquila na Câmara de Vereadores de Modelo, no Oeste de Santa Catarina, acabou virando um verdadeiro ringue político na noite de segunda-feira (7). Um desentendimento entre parlamentares virou o assunto principal da reunião, deixando os projetos em segundo plano.

Tudo começou quando o vereador Neuro Gonçalves Barboza (PSDB) fez críticas à fala anterior do colega Lucas Felipe Eichler (MDB). Segundo Neuro, Lucas teria usado o tempo de tribuna para exaltar ações de um terceiro, o Éder, ao invés de discutir o projeto que estava em votação.

Durante sua fala, Neuro disparou:
“Pediu a palavra para falar de um projeto e não disse nada sobre ele. Só ficou elogiando o Éder e dizendo que ‘tivemos três vitórias numa eleição’. Isso é coisa de ‘piá pançudo’ falar.”

A expressão usada, típica da região Sul, é geralmente direcionada a alguém considerado imaturo ou sem vivência. A resposta veio no ato.

Visivelmente irritado, Lucas retrucou:
“Me respeita aí, vereador.”

Mesmo assim, Neuro insistiu:
“Agora é a minha vez de falar, não estou debatendo com criança.”

O clima esquentou de vez com Lucas questionando o motivo da provocação:
“Mas pra que chamar de ‘piá pançudo’?”

O embate, embora verbal, evidenciou o clima de rivalidade entre os parlamentares e expôs a falta de diálogo construtivo em uma sessão que deveria ser dedicada a pautas importantes para o município.

52



NOTÍCIA