Flávio Valle, o vereador mais jovem eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro no pleito de 2024, foi o único representante brasileiro na Rede para a Democracia Juvenil (YDN), iniciativa do governo dos Estados Unidos. O encontro inaugural da rede aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro, no Panamá, e reuniu 32 jovens líderes da América Latina.
A YDN tem como objetivo principal “cultivar uma comunidade dinâmica de jovens líderes – ativistas da sociedade civil e políticos – dedicados a promover a democracia, os direitos humanos e os direitos fundamentais de liberdades”. A rede busca oferecer ferramentas e oportunidades para que os jovens possam aprimorar seus conhecimentos e contribuir para a formulação de políticas públicas, além de fortalecer a resiliência democrática.
Durante o encontro no Panamá, que contou com a presença de representantes governamentais do país-sede e dos Estados Unidos, os participantes assinaram uma declaração com os valores que nortearão a YDN. O documento reforça o compromisso dos jovens líderes em transformar esses valores em ações concretas para fortalecer a democracia.
Os sete valores da Rede para a Democracia Juvenil são:
- Proteger as liberdades fundamentais;
- Reforçar a cooperação intergeracional;
- Fortalecer a participação dos jovens no espaço cívico e político;
- Promover a verdade;
- Promover a transparência;
- Cultivar o diálogo construtivo;
- Combater a influência autoritária.
A participação de Flávio Valle no encontro da YDN coloca o Rio de Janeiro em destaque no cenário internacional da juventude engajada na promoção da democracia. Espera-se que a experiência contribua para o desenvolvimento de projetos e iniciativas que fortaleçam a participação cidadã e os valores democráticos na capital fluminense.