O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, não tem “preparo algum para ocupar um cargo de tamanha responsabilidade”.
A declaração sobre Gleisi ocorreu depois de a ministra ter feito uma publicação na qual fala em “ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política”.
+ Lula diz que colocou ‘mulher bonita’ no governo para ter boa relação com o Congresso
A integrante do alto escalão fez a postagem depois da repercussão negativa da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um evento nesta semana, o petista afirmou que, “para melhorar a relação com o Congresso”, colocou “uma mulher bonita” na articulação política.
Zucco afirmou que Gleisi tem “discurso raivoso, carregado de ataques e divisões”. De acordo com o deputado, isso “mostra uma total falta de equilíbrio e serenidade para dialogar com o Congresso e com a sociedade”.
“Em vez de buscar construir pontes e promover a unidade, a ministra opta pelo insulto gratuito e pela retórica do ódio, como se fosse uma militante de redes sociais e não uma representante do governo”, analisou o parlamentar do PL gaúcho. “Se a sua estratégia para articulação política é essa, podemos esperar um desastre completo.”
+ Gleisi defende Lula depois de fala sobre ‘mulher bonita’: ‘Canalhas’
O deputado ainda disse que é “no mínimo curioso” a fala de Gleisi sobre “machismo e misoginia, quando seu próprio líder, o presidente Lula, acaba de desrespeitar ela própria em público”.
“O Brasil precisa de líderes que saibam dialogar, respeitar as diferenças e governar para todos — não de alguém que age como chefe de torcida, alimentando a polarização e tratando opositores como inimigos”, acrescentou Zucco. “A ministra deveria lembrar que está em um governo e não em um palanque eleitoral permanente.”
Gleisi sai em defesa de Lula
Em seu perfil oficial no X, Gleisi Hoffmann saiu em defesa de Lula depois da repercussão negativa da fala dele. “Não me intimidam nem me acuam”, postou a ministra. “Oportunistas tentando desmerecer o presidente Lula. Gestos são mais importantes que palavras.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste