Em agenda no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que vai fazer um Instituto Federal no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade. A fala foi feita ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere (PSD), que já teria se apropriado do terreno adequado para o campus.
Lula citou a criação do IF durante o evento oficial de lançamento das obras de infraestrutura do PAC Jardim Maravilha, na Zona Oeste do Rio, relembrando uma promessa feita em visita anterior à capital fluminense, há dois anos. Na oportunidade, Lula estava inaugurando as obras de um campus do IF na Cidade de Deus, e disse que pretendia criar também uma unidade do Instituto Federal no Alemão.
O chefe do Executivo explicou que chegou a participar de um ato no local destinado ao novo campus, mas foi surpreendido ao saber que a estrutura definitiva ainda não estava pronta.
Atraso no projeto do IF no Alemão
Segundo Lula, o motivo do atraso foi um imprevisto geológico: a descoberta de uma rocha gigantesca no terreno. A presença do empecilho obrigou as equipes técnicas a refazerem completamente o projeto original, um processo de engenharia que se arrastou por quase dois anos.
Com a remoção da rocha finalmente concluída, o presidente garantiu que a unidade será entregue à comunidade conforme o prometido.
Cobrança dos moradores
O presidente também detalhou o “puxão de orelha” que recebeu dos moradores da Cidade de Deus, que instalaram uma grande faixa em uma passarela cobrando o campus que havia sido anunciado.
“Olha, como o prefeito [na época, Eduardo Paes] prometeu e eu falei que ia fazer, eu estou achando que estava sendo feito. Quando foi um dia, eu perguntei para o meu ministro da Educação: ‘Como é que tá o Instituto da Cidade de Deus?’. ‘Ah, não tem instituto’. ‘Por quê?’. ‘Ah, porque não deu o prédio’. Aí, eu recebo uma fotografia, um companheiro da Cidade de Deus fotografou uma ponte que tinha uma faixa grande: ‘Lula, você prometeu o Instituto Federal. Cadê o instituto, Lula?’”, disse.
Após entrar em contato o então prefeito Eduardo Paes (PSD) que, segundo ele, reconheceu o esquecimento no andamento inicial da demanda, os trâmites avançaram com a desapropriação do terreno e a assinatura do termo junto ao Ministério da Educação.
“Aí pegamos o nosso prefeito mais jovem aqui [Cavaliere] e ele já se apropriou do terreno, assinou com o ministro da Educação. Agora, nós vamos começar a fazer o Instituto Federal na Cidade de Deus”, declarou.
