Niterói foi escolhida para sediar, em maio de 2027, a Reunião Executiva da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), um dos principais fóruns globais de cooperação entre governos locais, que reúne representantes de mais de 140 países. A definição ocorreu durante a Assembleia Geral da entidade, realizada em Tânger, no Marrocos.
A escolha foi feita após encontro entre representantes da América Latina, mediada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PSD). Estavam presentes gestores do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador, apoiando a candidatura da cidade fluminense para receber o evento.
A proposta foi apresentada pelo prefeito de Niterói, que também preside o Mercocidades, a principal rede de governos locais da América do Sul. Segundo a prefeitura, a decisão fortalece a presença de Niterói no cenário internacional e reconhece o papel da cidade em iniciativas voltadas para democracia, inovação e desenvolvimento sustentável.
O prefeito avalia que o atual contexto global exige maior integração entre os governos locais para enfrentar desafios comuns e ampliar a capacidade de resposta das cidades diante de crises econômicas, sociais e ambientais.
“Os municípios estão na linha de frente do enfrentamento das grandes crises globais e precisam atuar de forma integrada para construir soluções inovadoras, fortalecer a democracia e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Rodrigo Neves.
A reunião da CGLU será realizada durante a 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). Com o tema “Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e a Melhoria dos Serviços Públicos”, o encontro promoverá debates sobre inteligência artificial, governança, cidades conectadas, modernização dos serviços públicos e os impactos das mudanças climáticas e das transformações tecnológicas sobre a democracia.
